header

Regulamento

1. A PROVA

1.1. A Corrida 21K Noronha será realizada no sábado, dia 03 de dezembro de 2022, no arquipélago de Fernando de Noronha, independente da condição climática, com a participação de pessoas de ambos os sexos devidamente inscritas, doravante denominadas ATLETAS.

1.2. A organização e a realização do EVENTO estão sob a responsabilidade da NORONHA SPORTS / KALE ESPAÇO SAÚDE.

1.3. A CORRIDA será disputada em duas distâncias distintas, descritas no link PERCURSO em nosso site, a saber, 21km e 8km.

1.4. O EVENTO terá largada prevista para as 7h, com ponto de largada e chegada no estacionamento do Porto de Santo Antônio, conforme percurso detalhado divulgado em nosso site. O horário da largada das PROVAS ficará sujeito a alterações em razão da quantidade de inscritos, bem como por problemas de ordem externa.

1.5. O tempo limite para conclusão da PROVA de 21km é de 3h30min e 1h30min para a de 8km.

2. PERCURSO DA PROVA

2.1. O percurso da PROVA é em terreno variado e com trechos íngremes, contendo asfalto, estradas de chão batido e pedras, trilhas, costões e praias, sendo de vital importância que o ATLETA siga com bastante atenção as sinalizações específicas e as instruções dos fiscais da PROVA.

2.2. Caso algum ATLETA erre o trajeto, este deverá retornar ao local onde ocorreu o erro e refazer o percurso.

3. PARTICIPANTES E CATEGORIAS

3.1. Idade mínima de participação será de 18 anos (a fazer durante o ano do EVENTO).

3.2. ATLETAS com idade inferior a 18 anos necessitarão de autorização por escrito de pais ou responsáveis.

3.3. As categorias das corrida de 21km serão definidas conforme abaixo:

MASCULINO
de 18 anos até 29 anos
de 30 anos até 39 anos
de 40 anos até 49 anos
de 50 anos até 59 anos
60 anos acima
Residente do Arquipélago

FEMININO
de 18 anos até 29 anos
de 30 anos até 39 anos
de 40 anos até 49 anos
de 50 anos até 59 anos
60 anos acima
Residente do Arquipélago

Obs.:

a) A idade a ser considerada, obrigatoriamente, para efeitos de classificação por faixa etária é a que o ATLETA terá em 31 de dezembro de 2022;

b) A participação na categoria “Residente do Arquipélago” somente será aceita mediante a apresentação da carteira de residente emitida pela ADFN.

4. PREMIAÇÃO

4.1. Todos os ATLETAS que completarem o percurso no tempo estipulado receberão medalha de participação.

4.2. A cerimônia de premiação de medalhas e troféus será realizada no dia da PROVA.

4.3. Receberão troféus os ATLETAS que alcançarem da 1ª a 5ª colocação na categoria geral nas modalidades de 8 e 21km, de ambos os sexos (feminino e masculino). Os premiados na categoria geral não receberão troféus em outras categorias.

4.4. Receberão troféus do 1º ao 3º colocado de cada categoria de idade (feminina e masculina) e categoria residente apenas na modalidade de 21km. O corredor da categoria residente, caso seja premiado em outra categoria, receberá apenas uma premiação, devendo optar por qual deseja ganhar antes da cerimônia de premiação. (A categoria residente será uma categoria bônus, onde caso o morador receba alguma outra premiação, não irá impedir que ele também receba a premiação correspondente a categoria residente). Na categoria Residente não haverá distinção por idade.

4.5. Haverá premiação especial para o primeiro colocado na categoria geral feminina e masculina.

4.6. Os ATLETAS que não se encontrarem presentes na cerimônia de premiação e tenham sido ganhadores de troféus ou medalhas poderão retirá-los por intermédio de terceiros, desde que munidos com autorização por escrito na cerimônia. Não serão enviados troféus ou medalhas via postal.

4.7. As premiações não são cumulativas.

4.8. Ao final da PROVA, os participantes que completarem o percurso receberão medalha de participação e conclusão. É obrigatório que o ATLETA esteja portando o número de peito. Só será entregue 1 (uma) medalha por ATLETA.

5. INSCRIÇÕES, VALORES E PRAZOS

5.1. As inscrições poderão ser realizadas até 30/09/2022, e, serão feitas VIA INTERNET no item INSCREVA-SE. Estas poderão ser encerradas a qualquer momento, caso seja alcançado o número de vagas.

5.2. As inscrições serão limitadas ao número máximo de 600 (seiscentos) ATLETAS As inscrições serão limitadas ao número máximo de 600 (seiscentos) ATLETAS + acordos e cortesias.

5.3. A ORGANIZAÇÃO poderá a qualquer tempo, sem prévio aviso, suspender ou prorrogar prazos e aumentar ou limitar o número de inscrições do EVENTO em função de necessidades e disponibilidades técnicas, estruturais e/ou sanitárias.

5.4. Em hipótese alguma serão aceitas inscrições sem pagamento ou realizadas fora do prazo determinado pela ORGANIZAÇÃO.

5.5. Não serão aceitos pagamentos por caixa expresso. O comprovante de pagamento é um documento único, não mantendo a ORGANIZAÇÃO cópia dele.

5.6. Em respeito às regras de protocolo COVID 19 da ilha, e enquanto durar a pandemia, seguiremos os protocolos fornecido pela Administração de Fernando de Noronha e Governo do Estado de Pernambuco. As normas aplicadas ao evento serão as mesmas aplicadas para entrada em Fernando de Noronha e poderão ser encontradas no endereço eletrônico: https://www.sounoronha.com.br/protocolo-noronha-covid.

5.7. As inscrições para ambas as distâncias, 8 e 21 km, terão o valor de:

R$ 650,00 no primeiro lote.
R$ 740,00 no segundo lote.

A virada do lote se dará após a venda de metade do numero de inscrições (300). Os valores das inscrições poderão ser alterados pela ORGANIZAÇÃO a qualquer tempo, conforme seu entendimento, bastando esta divulgar os novos valores no site da PROVA.

5.8.ORGANIZAÇÃO tem o direito de rejeitar qualquer inscrição.

5.9. Não será aceita a alegação de desconhecimento das normas de protocolo COVID 19 como pedido de desistência e/ou reembolso da inscrição já efetivamente paga.

5.10. O ATLETA será considerado inscrito:

a) Ao preencher corretamente e por completo o cadastro em nosso site disponibilizado para inscrição;

b) Efetuar o pagamento conforme sua opção e enviar cópia do comprovante do depósito/transferência bancária;

c) Apresentar até a data de retirada do kit, CERTIFICADO MÉDICO emitido com validade máxima de 3 meses anterior a data da prova, preenchido, assinado e carimbado, atestando boa saúde e aptidão para realização da PROVA, bem como comprovante de vacinação e Ingresso do Parque Nacional Marinho.

5.11. Se algum ATLETA deixar de cumprir as datas estipuladas para a entrega do CERTIFICADO MÉDICO terá sua inscrição cancelada sem restituição do valor pago.

5.12. A ORGANIZAÇÃO poderá a qualquer tempo suspender ou prorrogar prazos assim como adicionar ou limitar o número de inscrições da PROVA em função de necessidades técnicas/estruturais/sanitárias, sem aviso prévio.

5.13. Em caso de DESISTÊNCIA, o ATLETA deverá enviar um email à ORGANIZAÇÃO do EVENTO solicitando o ressarcimento DO VALOR DA INSCRIÇÃO, que será da seguinte forma:

Até o dia 30/06/2022 será retido 50% do valor pago;

Até o dia 31/07/2022 será retido 70% do valor pago;

Até o dia 31/08/2022 será retido 80% do valor pago;

A partir do dia 01/09/2022, a ORGANIZAÇÃO não mais irá restituir valores decorrentes de cancelamentos da taxa de inscrição, ainda que por exame de COVID positivo. Casos específicos poderão ser avaliados pela ORGANIZAÇÃO.

6. KIT DE PARTICIPAÇÃO

6.1. Com a inscrição na CORRIDA, cada ATLETA receberá um kit de participação, vinculado à taxa de inscrição composto de:

Camiseta do EVENTO em tecido tecnológico (o tamanho pode variar de acordo com a disponibilidade)
Sacola
Boné
Squeeze
Chip
Numeral de peito
Toalha (pós-evento)
Medalha de conclusão da PROVA (pós-evento)

6.2. A entrega dos kits será realizada no dia anterior a PROVA em local e horário a serem definidos pela ORGANIZAÇÃO (divulgado com antecedência no item RETIRADA DO KIT). Os kits deverão ser retirados preferencialmente pelo ATLETA devidamente inscrito, segundo item 5.15 ou por pessoa autorizada, munida de autorização por escrito, bem como cópia do RG do ATLETA inscrito.

6.3. Para a retirada do kit, o ATLETA deverá portar documento de identificação com foto e entregar o CERTIFICADO MÉDICO preenchido, assinado e carimbado. Para os participantes da prova de 21K é obrigatório a apresentação do Ingresso do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

6.4. O ATLETA que não retirar o seu kit na data e horário estipulado pela ORGANIZAÇÃO perderá o direito ao kit. Não serão entregues kits no dia ou após o EVENTO.

6.5. Não serão aceitas reclamações cadastrais após a retirada do kit.

6.6. O tamanho das camisetas está sujeito a alteração, de acordo com a disponibilidade.

6.7. Os participantes devem escolher o tamanho de camiseta no momento da inscrição.

7. NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO

7.1.ATLETA está autorizado a correr com sua própria camiseta desde que o numeral de peito esteja devidamente afixado. O número de peito atribuído é de uso obrigatório e deve estar afixado na parte frontal, perfeitamente visível para todas as distâncias. O número não pode apresentar rasura ou alterações, durante toda a realização da PROVA, sendo passíveis de desclassificação os participantes que não cumprirem esta exigência.

8. SISTEMA DE CRONOMETRAGEM

8.1. O sistema de cronometragem a ser utilizado será o transponder (chip).

8.2. O tempo de todos os corredores que participarem da PROVA será cronometrado e informado posteriormente, desde que observadas as normas previstas neste REGULAMENTO.

8.3. O uso do chip é obrigatório, acarretando a desclassificação do ATLETA quando se observar por algum fiscal a falta do uso do chip.

8.4. O chip deverá ser afixado no cadarço do tênis do pé esquerdo, na posição vertical. A utilização do chip é de responsabilidade única do ATLETA, assim como as conseqüências de sua não utilização.

8.5. A utilização inadequada do chip pelo ATLETA acarreta a não marcação do tempo, isentando a ORGANIZAÇÃO da divulgação dos resultados.

9. HIDRATAÇÃO

9.1. A ORGANIZAÇÃO irá disponibilizar postos de hidratação para os ATLETAS.

9.2. Haverá postos de hidratação com água e/ou isotônico a cada 3 km (aproximadamente) e um ponto onde será fornecido gel energético.

10. CONGRESSO TÉCNICO

10.1. O Congresso Técnico será realizado no dia anterior ao EVENTO, sexta-feira, dia 02 de dezembro de 2022, às 18h, no local de retirada dos kits.

10.2. Consistirá em uma descrição do circuito e suas particularidades técnicas (graus de dificuldade, sinalização, socorro, entre outros). Na ocasião, serão dadas maiores informações e comunicadas possíveis alterações. Toda informação dada ou alterada no Congresso Técnico será considerada como parte deste REGULAMENTO, portanto recomenda-se a presença de todos os ATLETAS.

11. REGRAS GERAIS DO EVENTO

11.1. Ao inscrever-se, o ATLETA assume total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceita totalmente o REGULAMENTO, assume as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros, taxas de preservação ambiental e Ingresso do Parque Nacional Marinho, despesa com exame de COVID 19, e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois do EVENTO.

11.2. Ao inscrever-se, o ATLETA disponibiliza seus dados e autoriza aos organizadores, patrocinadores, apoiadores e realizadores, para que a qualquer tempo enviem em seu nome, no endereço eletrônico ou físico (ou qualquer outro fornecido) informativos, mala direta ou qualquer outro tipo de correspondência.

11.3. A inscrição é pessoal e intransferível, não podendo haver substituição. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa será responsável por qualquer acidente ou dano que ela venha a sofrer.

11.4. O participante da PROVA cede todos os direitos de utilização de sua imagem, inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos a televisão ou qualquer outro tipo de transmissão e/ ou divulgação, promoções, Internet e qualquer mídia em qualquer tempo.

11.5. O participante assume que é conhecedor de seu estado de saúde e capacidade atlética e treinou adequadamente para o EVENTO. Recomenda-se rigorosa avaliação médica, inclusive a realização de teste ergométrico prévio para todos os participantes.

11.6.ORGANIZAÇÃO não tem responsabilidade sobre o atendimento médico. Haverá, no entanto, para atendimento emergencial aos ATLETAS, serviço de ambulância para remoção. O atendimento médico, tanto de emergência como de continuidade, será efetuado na rede pública sob responsabilidade desta.

11.7. Serão colocados à disposição dos ATLETAS inscritos sanitários e infraestrutura de apoio durante a PROVA.

11.8. Não haverá reembolso por parte da ORGANIZAÇÃO de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ ou acessórios utilizados pelos ATLETAS no EVENTO, independente do motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que por ventura os ATLETAS venham a sofrer durante a participação do EVENTO.

11.9. É responsabilidade do participante estar bem preparado para a PROVA. Isto é, gozar de boa saúde geral, bem como ter um nível aceitável de preparação. A inscrição não assegura nem cobre esta responsabilidade.

11.10. É obrigatório preencher o CERTIFICADO MÉDICO publicado no site da PROVA após a realização da inscrição, devendo este ser impresso, assinado e entregue no dia da retirada dos kits.

11.11. A ORGANIZAÇÃO, através dos fiscais autorizados, reserva-se o direito de interromper a participação de um ATLETA se considerar que sua integridade física está em risco.

11.12. A ORGANIZAÇÃO disponibilizará ambulância e médico para assistência médica extra hospitalar, em caso de necessidade. Cada corredor deve ter conhecimento das possíveis consequências da prática de uma atividade deste tipo, assumindo ser responsável por qualquer gasto relacionado a emergências médicas, salvo aqueles cobertos pelo Seguro de Corredor e a atenção da emergência em terreno seja com ambulância, socorristas, enfermeiros ou médicos da ORGANIZAÇÃO. Em caso de necessidade para continuar com os primeiros-socorros, serão transferidos para o hospital local. É fundamental que cada corredor, ao preencher o CERTIFICADO MÉDICO, detalhe os dados de sua cobertura médica e informe um telefone de emergência.

11.13. O participante tem a obrigação de conhecer, defender e respeitar o meio ambiente onde se realiza o EVENTO. O mau trato ou a falta de respeito pode ser motivo de desclassificação, podendo ocasionar a expulsão da competição.

11.14. Haverá postos de controle nos pontos determinados pela ORGANIZAÇÃO, quando necessários. Serão monitorados por fiscais responsáveis por registrar a passagem dos ATLETAS e entregar a pulseira de controle do posto. Caso um ATLETA não passe pelo posto ou não tenha a pulseira, será desqualificado da PROVA.

11.15. A ORGANIZAÇÃO se reserva o direito de modificar o presente REGULAMENTO caso julgar necessário. Toda modificação será avisada no site da PROVA e enviada por email para os ATLETAS inscritos.

11.16. Qualquer situação não prevista neste REGULAMENTO será decidida pela ORGANIZAÇÃO.

12. REGRAS ESPECÍFICAS

12.1. O ATLETA deverá observar o trajeto ou percurso balizado para PROVA, não sendo permitido qualquer outro meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem ou corte do percurso indicado.

12.2. O ATLETA assume que é conhecedor de seu estado de saúde e capacidade atlética e está apto a participar da CORRIDA.

13. PENALIDADES GERAIS

13.1. O ATLETA será penalizado com acréscimo no tempo final ou desclassificação da PROVA, para cada vez que for flagrado nas seguintes situações:

  • a) Desrespeitar os fiscais ou qualquer membro da equipe organizadora;
  • b) Apresentar atitude antidesportiva;
  • c) Utilizar qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem;
  • d) Pular as grades ou cavaletes que delimitam estas áreas para entrar na pista em qualquer momento da PROVA.

13.2. Não cumprir com o percurso oficial, obtendo vantagem, será motivo de desclassificação.

13.3. Toda irregularidade e atitude antidesportiva cometida pelo ATLETA será passível de desclassificação.

14. PENALIDADES ESPECÍFICAS

Parágrafo único –

PROVA acontece no Arquipélago de Fernando de Noronha, Unidade de Conservação Federal, no Parque Nacional e na Área de Proteção Ambiental. Conservar esta paisagem é tarefa de todos.

Por este motivo será penalizado o ATLETA que desrespeitar as regras do Parque Nacional Marinho e ou jogar resíduos em lugares não permitidos. A PROVA destinará espaços exclusivos para o descarte de lixo (copos plásticos, saches de gel, entre outros). Será desclassificado e não será aceito na próxima edição da 21k Noronha o ATLETA que for flagrado jogando lixo fora dos locais habilitados para tal fim. A decisão será irrevogável.

15. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dúvidas ou informações técnicas, esclarecer com a ORGANIZAÇÃO, através do email contato@21knoronha.com.br